terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Detran inicia agendamento online para atendimentos


Detran inicia agendamento online para atendimentos (Foto: Reprodução/ TV Liberal)


O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) abriu o sistema de agendamento online para atendimentos presenciais. A partir desta segunda-feira (30), o agendamento via internet já pode ser feito para quem deseja renovar ou retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por meio do serviço, a pessoa pode escolher a data e o horário em que prefere ser atendido. O objetivo do órgão é reduzir pela metade o tempo de espera e, consequentemente, as filas nas unidades e postos da instituição.
Por meio do site do Detran, o usuário poderá, ele mesmo, fazer a triagem de seu atendimento, selecionando o local, a data e o horário em que deseja ser atendido. Isso de acordo com uma lista de possibilidades disponibilizadas pela base de dados do Detran. Nesta etapa inicial, poderão ser agendados, via site do Detran, a biometria (identificação digital) e os exames médico, psicotécnico e de legislação de trânsito.
Gestão do atendimento
O novo serviço contribui para uma gestão mais eficiente das demandas do público, além de diminuir o tempo de espera, eliminando filas e auxiliando pessoas com dificuldade de locomoção. O agendamento online permite que o cidadão organize-se, identificando o melhor momento e o melhor local para ser atendido presencialmente, sem a necessidade de recorrer a intermediários.
De acordo com a equipe de técnicos do setor de Desenvolvimento de Sistemas do Detran, esta é mais uma importante ferramenta disponibilizada. “E o usuário que não tenha o domínio e habilidade para utilizar a internet, ainda terá a opção de realizar o agendamento por meio do call center, ligando para o número 154. Um dos diferenciais é que o agendamento online de exames poderá ser feito durante 24 horas, ou seja, a qualquer momento. O passo a passo continua o mesmo, não houve nenhuma alteração na realização dos exames e o sistema controla este fluxo”, esclareceu o coordenador da equipe de Desenvolvimento de Sistemas do Detran, Frederico Barros.
Passo a passo
O usuário deve imprimir, pagar o boleto e, em seguida, acessar a internet ou ligar para o 154 e agendar os exames necessários. Neste caso, estão disponibilizados para agendamento, on line, a biometria, os exames médico, psicotécnico e o de legislação de trânsito. Via internet, o usuário informa o período em que deseja fazer os exames e o sistema indicará as clínicas e os horários disponíveis para a data escolhida.
Os técnicos ressaltaram que a próxima etapa envolvem a inclusão de boletos no aplicativo Detran/PA Mobile e o agendamento do exame prático, via internet. “O futuro é esse. O cidadão acessa cada vez mais a internet, do seu celular e de qualquer lugar do mundo. São as facilidades que as diferentes plataformas e as novas tecnologias nos oferecem e que vamos cada vez mais utilizar, em favor do usuário que precisa do Detran, como forma de facilitar o acesso de todos à grade de serviços prestados pelo órgão”, destacou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário