terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Helder assina autorização para operação de porto

Helder assina autorização para operação de porto (Foto: Marcos Santos)
Porto de Miritituba é considerado estratégico para o escoamento de grãos produzidos no País
A partir de 2016, o setor portuário do Pará começa a receber investimentos de origem na iniciativa privada da ordem de R$ 5 bilhões. O objetivo é tornar o Estado um grande corredor de escoamento da produção de grãos. Em especial, de soja e milho, produzidos na região Centro-Oeste. O anúncio foi feito ontem (7), em Belém, pelo ministro dos Portos, Helder Barbalho, durante a assinatura da autorização para a implantação de uma estação de transbordo de carga no terminal de uso privado de Miritituba, em Itaituba, região sudoeste do Estado. 
No total, serão 93 concessões do gênero em todo o Brasil, dentre novas áreas licenciadas e renovações de licenciamento de áreas onde já existem portos. O Pará terá ainda outras 21 autorizações, em Santarém, Barcarena e Belém, no distrito de Outeiro. O ministro diz que é cedo para precisar o que isso significará para a geração de emprego e renda, mas acredita que o fortalecimento do arco norte brasileiro deve tornar o Estado ainda mais atraente para investimentos ligados à verticalização desse escoamento, além de competitivo, frente a outros mercados. 
Do montante de R$ 51 bilhões que serão investidos nesse processo em todo o País, somente R$ 3 bilhões saem dos recursos do Governo Federal, e com destinação certa: dragagens para aumentar os canais de aprofundamento para que navios de maior porte possam atracar nos portos brasileiros. “Desejamos que, da área onde se produzem os grãos até a chegada ao porto, todo esse processo seja feito de forma mais ágil e mais barata”, reforçou o ministro, informando ainda que já há um Plano Nacional de Logística Integrada que permitirá a concessão e investimentos em estradas, hidrovias e ferrovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário