terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pará tem aumento de quase 200% de mortes violentas

Pará tem aumento de quase 200% de mortes violentas (Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará)

O Pará é um dos 12 estados brasileiros que registrou aumento de mortes violentas em 10 anos. As Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, na comparação entre 2004 e 2014, em pessoas com idades entre 15 e 24 anos, ocorreu uma variação de 191,7% nos casos das mortes violentas.
É considerada violenta o óbito provocado por acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios e quedas acidentais, entre outros. Nos registros de mortes de mulheres, o aumento foi de 76,5%, colocando o Pará no 4º lugar no ranking nacional desta natureza de morte.
Por outro lado, em pelo menos 8 unidades federativas, diminuíram significativamente os números de mortes por causas violentas, tanto na população masculina como na feminina. São os casos de Roraima, São Paulo, Rondônia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Acre. A edição 2014 das Estatísticas do Registro Civil mostra as transformações na sociedade brasileira.
MORTALIDADE
O estudo resulta da coleta das informações prestadas pelos cartórios de registro civil de pessoas naturais, varas de família, foros ou varas cíveis e os tabelionatos de notas do País. O índice de mortalidade infantil no Brasil, por sua vez, de acordo com o levantamento, apresentou queda, nos últimos 40 anos, de 86%. Em contrapartida, o índice de mortes violentas cresceu 59%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário