terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Romeiros se reúnem na procissão de Caraparu

Romeiros se reúnem na procissão de Caraparu (Foto: Ney Marcondes)
Apenas no Rio Caraparu, romaria terá duração de cerca de 3 horas 
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas hoje na romaria de Caraparu, conhecida como “Círio das Águas”, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Realizada em Santa Izabel, a procissão tem percursos fluvial e terrestre. A partir das 5h30, os devotos seguirão a imagem da santa pelo Rio Caraparu até a vila do Cacau. 
Na capela do local, o padre Rúzevel Lourinho Ferreira celebrará uma missa. Segundo a tradição, os marinheiros, vestidos a caráter, são os responsáveis pela condução da imagem pelo rio. O percurso no rio se estende por cerca de 3 horas. Em seguida, os barqueiros retornarão para Caraparu, onde terá início a 2ª parte da romaria, desta vez terrestre. “Esperamos êxito em mais uma procissão”, diz Ana Cláudia, coordenadora da festividade.
Devotos participam de homenagens a Iemanjá (Foto: Jader Paes)
Em Outeiro, Iemanjá foi novamente homenageada, com a entrega de presentes como flores e perfumes 
O Festival de Iemanjá reuniu cerca de 50 mil pessoas, na noite de ontem e madrugada de hoje. Conhecida como a rainha do mar, Iemanjá foi celebrada pelos umbandistas em alusão ao Dia de Nossa Senhora da Conceição. Em Belém, a programação deste ano foi iniciada na Aldeia Amazônica, por volta das 20h, com a chegada da imagem de Iemanjá em um carro aberto.
Mantendo a tradição, a imagem estava enfeitada com colares, manto azul, flores e um esplendedor no formato de uma estrela. As homenagens foram prestadas com muita música, canto e batuque dos tambores que sempre marcam os cultos do candomblé. A celebração prosseguiu com uma bênção do bispo católico Manoel Almeida.
O religioso lembrou que Deus criou uma única igreja e que os irmãos afros fazem parte do mesmo evangelho. 
Em seguida, o babalorixá Orlando Bassum comandou, com a participação de zeladores de santos e líderes dos terreiros, um minirritual da religião umbandista para o público que não foi para Outeiro. Segundo o coordenador da festividade e presidente da União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afrobrasileiros do Estado do Pará, Itacy Domingues, a festa ocorre para agradecer o que aconteceu de positivo em 2015 pedir proteção no ano que entra. 
UNIÃO
“Somos uma irmandade. A união é a nossa maior marca. Nossa mãe sempre nos defende e nos dá proteção”, disse Domingues. Na chegada à praia Grande, em Outeiro, a imagem de Iemanjá se juntou à multidão que aguardava pela sua chegada. À meia-noite, os participantes fizeram a entrega de presentes e flores. Os objetos incluem perfumes, bebidas finas e joias, doados para reverenciar a 
“rainha do mar”.
FESTA
- A festa de Iemanjá foi iniciada por um grupo pequeno de pais e mães de santo, que prestavam agradecimentos uma vez ao ano na praia do Cruzeiro, em Icoaraci. 
- O ritual cresceu e, em 1971, foi realizado o 1º festival, em diferentes espaços de Belém. 
- O evento continuou crescendo e hoje é considerado a maior festa de umbanda das regiões Norte e Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário