sábado, 2 de janeiro de 2016

Portal se enche de alegria e esperança


Mais de 50 mil pessoas celebraram a virada do ano no Portal da Amazônia. O público recebeu 2016 com muita animação e esperança. A festa, promovida pela Prefeitura de Belém há três anos, também atraiu muita gente que foi curtir as atrações musicais depois da meia-noite. O Réveillon no Portal teve 15 minutos de queima de fogos, realizada em terra firme. Foram três toneladas queimadas em uma área no final da orla, isolada pelos bombeiros. Na última edição, os fogos foram lançados de balsas posicionadas na Baía do Guajará.
A mudança foi aprovada pelas pessoas que acompanharam a programação. O casal Fátima Monteiro e José Henrique Monteiro, ambos de 56 anos, levou cadeiras, bebidas e lanches para assistir à chegada do novo ano. “A queima de fogos desse ano foi mais bonita. Da última vez ficou muito longe. A gente vem pra cá, só nós dois, desde que começou a ser realizado o Réveillon no Portal, porque moramos na Cidade Velha e essa é uma ótima opção, com ambiente seguro e música bacana”, disse José Henrique. Ele e Fátima curtiram os shows nas primeiras horas do dia 1º e mentalizaram os desejos para o novo período. “Muita paz e saúde é o principal. Também pedimos pelos governantes, que sejam melhores em 2016”, afirmou.
Enquanto José e Fátima não precisaram de muita coisa para se despedir de 2015, muitos fizeram reuniões completas ao longo do portal, levando ceias completas, mesas, cadeiras e até tendas simples, com medo da chuva que não chegou. Foi o caso das famílias Alcântara e Pinheiro, que chegaram cedo e conseguiram um lugar na área do estacionamento para se confraternizarem. “Estamos em um total de 13 pessoas. É muito bom estar junto com a família nesse momento. É a segunda vez que passamos aqui e gostamos do clima familiar e do policiamento reforçado”, comentou a consultora de vendas Renil Alcântara, de 63 anos.
Por morarem nos bairros do Marco e Umarizal, e porque “a família está ficando cada vez maior”, eles decidiram fazer a ceia também no Portal. “É mais prático cear aqui. o espaço é amplo, dá para as crianças brincarem. A gente pode brindar à meia-noite tranquilamente, com a esperança de um Brasil melhor”, acrescentou a engenheira civil Amanda Alcântara, 37, que mora em Aracaju e não visitava Belém há seis anos. Na mesa deles, o menu incluía pão de queijo, canudinhos, arroz com lentilha e até peru com farofa. No começo do Portal, as crianças ficaram bem livres para circular em triciclos, skates, bicicletas e patins. Mais próximo do palco, a concentração já era grande às 23h, com muita gente animada dançando aos pares ou em grupos.
Na contagem regressiva, muitas mãos estendidas para o alto, fosse para agradecer as conquistas do ano que passou, fosse para festejar o que está por vir ou para fazer as famosas selfies e registrar o espetáculo dos fogos, com milhares de celulares gravando as primeiras cenas de 2016. Algumas pessoas, no entanto, mal tiveram tempo de parar para celebrar o exato momento da virada, pois aproveitaram o movimento intenso para lucrar. O autônomo Waldir Lopes, de 46 anos, levou a esposa, filhos e primo para ajudar na venda de lanches, que superou as expectativas.
“Tem uns três ou quatro anos que a gente passa o Réveillon trabalhando no Portal e dessa vez gostei porque foi mais organizado. Sempre nos preparamos para vender refeições em datas comemorativas. Dá pra lucrar bastante e prosperidade é o que a gente deseja para o novo ano”, destacou. A família já espera pelos eventos do aniversário de Belém e do Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário