terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Prefeitura não constrói creches, diz vereadora

Prefeitura não constrói creches, diz vereadora (Foto: Ricardo Amanajás/Arquivo)
Sandra Batista afirma que Zenaldo não priorizou a educação infantil 
A situação vivida pelos pais em busca de vaga para filhos nas Unidades de Ensino Infantil do município de Belém (UEI’s), indicam o descaso por parte do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), com a educação. O motivo é básico: chefes de família que precisam trabalhar não têm onde e com quem deixar os filhos, um direito que não é atendido pelo poder público municipal. O pior é que não há plano para solucionar esse problema.
“Esse déficit de vagas é muito grande e o grupo mais prejudicado é o das crianças de 0 a 3 anos de idade, que ocupa as vagas do Berçário ao Maternal I e II, com 74% de déficit. Já entre as crianças de 4 a 5 anos, que deveriam estar matriculadas no Jardim I e II, esse déficit corresponde a 40%”, afirmou a vereadora Sandra Batista (PC do B).
A parlamentar complementa que, na gestão do atual, a Prefeitura não construiu nenhuma UEI e as existentes funcionam em péssimas condições, colocando em risco a saúde das crianças. “Esse déficit de vagas se deve ao fato de a prefeitura não construir creches, o que é uma atitude irresponsável do atual prefeito. E, o que é pior, as crianças que estão matriculadas estão em creches em condições precárias, como algumas de madeira em periferias”, denunciou Sandra.
O descaso para com esse problema também pode refletir na formação social dessas crianças, como futuros cidadãos. “A existência das creches para essas crianças vai ajudá-las a se tornarem pessoas do bem, já que os pais que precisam trabalhar não vão deixá-las na rua, em contato com a violência que existe hoje. Mas, infelizmente, o prefeito Zenaldo não tem a preocupação mínima para que isso não ocorra”, 
concluiu Batista.

O OUTRO LADO
Em nota enviada ao DIÁRIO, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que, para este ano, a Prefeitura de Belém está ofertando 21 mil vagas e que está construindo e ampliando novas escolas em alguns bairros de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário