quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Médicos da emergência só atendem risco de morte nesta quinta, em Belém

Os médicos que trabalham na Urgência e Emergência de Belém vão atender somente casos em que o paciente correr risco de morte, nesta quinta-feira (25), de acordo com o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). A categoria esteve reunida com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, na última quarta-feira, mas decidiu confirmar o movimento porque não houve acordo sobre as soluções e planos apresentados para resolver problemas estruturais que afetam o atendimento.
Durante a reunião, diretores do Sindmepa e médicos do Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei, no bairro do Guamá, relataram a insatisfação em relação à defasagem nos valores de remuneração e plantões, a falta de medicamentos e de equipamentos, a falta de garantias mínimas aos temporários, e a falta de segurança interna nas UPAS, Prontos Socorros e Unidades do Estratégia Saúde da Família. Os médicos denunciaram, ainda, que estão sofrendo assédio moral no HPSM do Guamá.
Segundo a Prefeitura de Belém, durante a reunião, o prefeito Zenaldo Coutinho destacou a inauguração do Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti, localizado na avenida 14 de março, que deve desafogar o atendimento nos postos de saúde e no PSM do Guamá, local que também deve receber obras estruturais, em breve. O prefeito determinou ainda, que a Secretaria de Administração faça uma análise junto à categoria para verificar a viabilidade da troca do plantão dos médicos por um contrato.
Além da paralisação, o sindicato já sinalizou a possibilidade de uma greve. Segundo a entidade, caso não sejam solucionados os problemas relacionados devem iniciar uma paralisação por tempo indeterminado, a partir do dia 3 de março.
Inauguração PSM
Enquanto os médicos paralisam nos pontos de atendimento de emergência, a pPrefeitura de Belém inaugura também nesta quinta-feira (25), o novo Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, no bairro do Umarizal. A unidade foi atingida por um incêndio em junho de 2015 e precisou ser reformada. Apesar de inaugurado, o PSM não começa a funcionar hoje, ele ainda passará por um processo de desinfecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário