sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sol intenso e pouca nebulosidade nas praias do Pará Há possibilidade de chuva de curta duração em alguns balneários do litoral paraense

Tempo estável com pouca nebulosidade predominará nas principais praias do Pará durante as férias escolares, informou o 2º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista Sidney Abreu, há possibilidade de chuva de curta duração a partir da tarde, devido a áreas de instabilidade nos balneários do litoral paraense, como Salinas, Marudá, Algodoal, Ajuruteua e Crispim. Nas demais localidades não deverá chover.
Praia do Crispim (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
“A característica predominante no mês de julho é o decréscimo gradativo da quantidade de chuva, de norte a sul, em grande parte do Estado”, disse o especialista. De acordo com as estatísticas, no litoral e nordeste do Pará, o fenômeno das brisas favorece a instabilidade, formando aglomerados de nuvens de chuvas. Este mês deve ter períodos mais prolongados sem chuva, no entanto, com poucos episódios de chuvas intensas em curto espaço de tempo, podendo alcançar o total esperado para o período. No centro e sul do Estado permanecerá a presença da massa de ar seco que deixará o tempo estável e com pouca nebulosidade.
Em Belém, a previsão do tempo aponta sol entre nuvens pela manhã e à tarde, algumas com chuvas em forma de pancadas isoladas de curta duração.  Nas regiões nordeste, oeste, centro e sul, o céu deverá apresentar-se com poucas nuvens e muitas horas de brilho ao longo do período. Pode chover em forma de pancadas isoladas em algumas localidades situadas no oeste. “As chuvas em forma de pancadas, às vezes são acompanhadas de trovoadas e ventos moderados a fracos”, ressaltou Sidney Abreu.
As temperaturas máximas oscilam entre 32° e 37°C e as mínimas entre 21° e 24ºC, atingindo valores entre 15° e 18°C no sul do Pará. Prevê-se que as temperaturas ficarão dentro dos padrões climatológicos, sendo que os maiores valores de temperatura ocorrerão das 12h às 15 horas e os menores valores serão por volta do final da madrugada.
Hoje, a Região Metropolitana de Belém terá tempo parcialmente nublado a nublado, com pancada de chuva à noite e temperaturas mínimas e máximas de 23° a 33°C, respectivamente. O mesmo também está previsto para amanhã. Já o domingo será com muitas nuvens com chuvisco e temperaturas mínimas e máximas de 24° a 30°C, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário