sábado, 2 de janeiro de 2016

Aula prática com simulador será obrigatório nas autoescolas do PA

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) estendeu até o final de janeiro o prazo para as autoescolas se adequarem as regras sobre o uso obrigatório do simulador de direção nas aulas práticas. As mudanças foram requeridas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde julho de 2014.
A partir de 31 de janeiro, a regra começa a valer. Qualquer pessoa que for tirar a carteira nacional de habilitação terá aulas em um simulador virtual durante o curso.
De acordo com Carlos Valente, coordenador de planejamento do Detran-PA, o novo método é importante. “O condutor vai encontrar situações adversa de tempo, como chuva e neblina, vai encontrar direção noturna, congestionamento intenso, falta de sinalização, buraco na via, aclive e declive, pedestre e ciclista. Ele vai ter condição de vivenciar nessa situação aquilo que vai encontrar, e ter domínio do veiculo”, explica.
A mudança vale também para quem pilota moto e quer inserir a categoria B. A partir das novas regras o candidato a primeira habilitação deve cumprir no mínimo 25 horas/aula de direção veicular, sendo 20 em veículo de aprendizagem e cinco no simulador. Já para aqueles que querem adicionar a categoria B, o tempo diminui para 20 horas/aula, sendo 15 em veículo de aprendizagem e cinco em simulador.
Segundo o vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Pará, Sandro Hage, os 220 centros credenciados no Estado devem atender as novas normas, uma alternativa para isso pode ser a criação de uma central de simulação para atender todas as autoescolas ou o compartilhamento de simuladores.
“No Brasil inteiro só tem três empresas homologadas que fornecem o simulador e só uma delas se prontificou a vir a Belém, negociar com a gente. Sendo que ela trabalha em regime de comodato, que é um aluguel, a gente paga por hora aula. Nós estamos conseguindo pagar um pacote para todas as autoescolas do Pará, o processo já está bem adiantado”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário