segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Erosão destrói parte de rua em Bom Jesus do Tocantins, no Pará

Uma erosão está destruindo parte de uma rua localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, deixando a população com medo do risco de desabamento das casas.
A Prefeitura deu início a obras na travessa 5 de abril, em um trabalho paliativo realizado em 2015, mas com a chegada do período de chuvas, o problema voltou a se agravar em janeiro deste ano e a cratera já chega a cerca de três metros de profundidade. O prefeito Sidney Moreira reconhece que para resolver o problema seria necessária a construção de uma galeria subterrânea, porém, alega não ter recursos para a realização da obra.
"Dias atrás eu até assinei um termo de uma emenda parlamentar, de um projeto aprovado pela Caixa Econômica e estamos só no aguardo do recurso. O que eu não posso aqui é ser irresponsável e dizer que vai começar porque não vai. Sem dinheiro na conta não tem como começar", afirma.
O lavrador Gilberto Ribeiro vê a extensão da erosão aumentar e teme que a casa onde vive com a família seja atingida.
"A gente está aqui em uma situação precária. Só não está maior porque conseguiu desviar
a água para outro canto", conta.
"Dizem que isso aqui já foi notificado pela Defesa Civil, mas até hoje nunca apareceu ninguém", reclama o autônomo Ataíde Geraldo.
Sem qualquer estrutura que contenha o desmoronamento do terreno, o buraco avança rumo à casa do aposentado Francisco Rodrigues Braga, que teme que o imóvel desabe a qualquer momento.
"Está difícil, eu não tenho para onde ir mais; meu lugar é esse aqui", lamenta.
Quem mora perto da cratera espera que alguma providência seja tomada ao menos para garantir a segurança da população.
"A gente espera melhorias porque é muito constrangimento para a gente que vive aqui. A minha mãe trabalha cedo, ela não pode nem sair por aí, tem que ter cuidado, sair com jeito e atravessá-la", conta o agricultor André da Silva Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário